Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque


     Hebreus 7;17 - Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque.

     As escrituras nos falam acerca de Jesus como sendo o Sacerdote Eterno segundo a ordem de Melquisedeque, mas o que isto significa, quem é este Melquisedeque?

     Para entender isto precisaremos primeiro voltar em Gênesis 14, onde Melquisedeque é apresentado pela primeira vez como sendo rei de Salém (acreditasse que é a cidade de Jerusalém) e sacerdote do Deus Altíssimo e Abrão no versículo 20 deu-lhe o dizimo de todo o despojo que ele havia conseguido de uma batalha, o que devemos nos atentar aqui não é o fato de Melquisedeque ser rei e sim sacerdote de Deus, o sacerdócio que surgiu com Moisés foi o Sacerdócio Levítico, logo somente os descendentes de Levi poderiam exercer esse oficio, e Melquisedeque por acaso era da tribo de Levi? Claro que não, Abrão é quem estava dando dizimo a ele, Levi nem nascido havia ainda, porém já existiam sacerdotes instituídos por Deus antes do sacerdócio Levítico, porém com a instituição da lei através de Moisés só poderiam a partir de então serem sacerdotes os Levitas, tornou-se o sacerdócio como uma herança para esse povo, mas e Jesus era Levita? De modo algum, Jesus era Judeu, por este motivo Ele é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.

     Mas o que isto implica para nós? No sacerdócio Levítico somente o sumo sacerdote podia chegar no local onde estava a arca da aliança, dentro do tabernáculo, local onde estava a presença de Deus a habitação do altíssimo na terra e para fazer isso ele precisava primeiro sacrificar um animal pelos seus próprios pecados e depois apresentar a expiação pelo pecado do povo, porém esse sacrifício não conseguia justificar os homens de maneira plena, por isso era permitido apenas uma vez por ano entrar no santo dos santos e o povo não tinha contato com Deus ou com os objetos sagrados, porém a palavra nos diz que, mudando o sacerdote, muda-se a lei (Hebreus 7;12) e houve essa troca por Jesus o Sumo Sacerdote que não apresentou animal em sacrifício, mas a si mesmo entregou e entrou no santo dos santos eternamente, justificando assim os que o seguem e permitindo-lhes o acesso a Deus em todo tempo que quiserem, sem a necessidade de serem descendentes de Levi, mas sim nascidos de novo, crentes no evangelho de Cristo, seus discípulos, indo após Ele que primeiro adentrou no tabernáculo celestial e breve virá nos buscar para vivermos na eternidade.

Leia Gênesis 14, Salmo 110 e Hebreus 7 para entender melhor o sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque e caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário, será uma alegria imensa para nós lhe responder.

Deus lhe abençoe e o Espírito Santo abra seu entendimento e lhe guie pelas sagradas escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Restauração Diária - Existem amigos mais chegados que irmãos.

  Compartilhe esta mensagem, ajude-nos a anunciar o evangelho. Inscreva-se em nosso canal e conheça mais do Restaurando Templos e Muros atra...