O cego de Jericó



Marcos 10; 46: Depois chegaram a Jericó. E ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grade multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.

O versículo contém todas as informações que a bíblia no dá a respeito deste homem até aquele momento, ele era cego e filho de Timeu, Bartimeu não era o seu nome, a expressão Bar significa filho, então aquele homem era conhecido apenas por ser cego e ser Filho de Timeu (Bar-Timeu), a situação daquele homem não deu a ele condições de construir uma história, por mais que ele tivesse planos e sonhos, como realiza-los estando na condição de cego em uma época muito diferente da nossa em que há diversas formas de inclusão e tecnologias que auxiliam as pessoas que perderam ou nasceram sem a visão, o que restava para aquele homem era mendigar, o que mais ele poderia fazer? Possível que já não havia mais esperança naquele coração, porém a palavra nos diz que ele havia ouvido falar de Jesus, provavelmente enquanto estava ali sentado pessoas passavam e comentavam que existia um homem da cidade de Nazaré por nome Jesus o qual diziam ser o Messias devido aos grandes milagres que fazia, pessoas eram curadas, outras libertas e isso gerou esperança para aquele homem, mas como ele encontraria Jesus? Não tinha noção de como era o rosto nem dos que o ajudavam com esmolas no dia a dia, como encontraria Jesus, como iria atrás dele? Sem que ninguém o levasse era impossível, porém nem amigos para isso ele encontrou.
Mas um dia enquanto estava no seu costume diário de mendigar, eis que ouviu uma multidão saindo da cidade e em meio aquele alvoroço alguém dizia ser Jesus quem estava passando ali, aquele homem pôs-se imediatamente a gritar “Jesus, filho de Davi tem misericórdia de mim”, a multidão começou a repreende-lo para que parasse de gritar e incomodar o mestre, mas como ele poderia parar? A esperança da vida dele estava a poucos metros, uma oportunidade que talvez ele nunca mais teria, ao invés de se calar ele começou a gritar ainda mais alto, até que Jesus o ouviu e mandou chama-lo, perguntou o que ele queria, então após aquele homem dizer a Cristo o seu desejo de enxergar, Jesus o curou e ele segui o mestre, se ele tivesse ouvido a multidão e parado não teria conseguido, mas ele se preocupou apenas com seu milagre e foi agraciado.
Talvez não cego fisicamente, mas alguma coisa pode estar lhe impedindo de prosseguir, de ver a vida além dessa dificuldade e quem sabe as esperanças já estão lhe abandonando e você está prestes a desistir de seus sonhos, talvez até de sua própria vida ou de alguém que você ama, mas quero lhe dizer uma coisa, o Jesus que curou aquele homem, que até aquele momento nem uma história tinha para contar, além de sua cegueira e de ser filho de Timeu, o mesmo Jesus está vivo, porém existe ainda uma multidão que tentará te separar dele, multidão de problemas, incredulidade, pessoas tentando te desanimar na fé, porém se você não desistir e continuar a buscar, continuar a clamar Ele é misericordioso e vai parar para ouvir a sua necessidade e realizar o milagre em sua vida.

Eis que Cristo está passando próximo a você, a sua chance está perto como nunca esteve antes, o que você fará, irá busca-lo com todas as forças ou a multidão vai te desanimar? Não desista, não desanime clame ao mestre e Ele vai te ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Restauração Diária - Existem amigos mais chegados que irmãos.

  Compartilhe esta mensagem, ajude-nos a anunciar o evangelho. Inscreva-se em nosso canal e conheça mais do Restaurando Templos e Muros atra...